Publicações Recebidas: Dezembro de 2019

No finzinho do ano de 2019 apareceram por aqui dois livros de interesse, enviados por dois colegas e amigos por quem tenho grande apreço: João Batista Melo e Paulo Soriano.

O livro de Paulo é um projeto muito original, que aparece com uma ótima apresentação gráfica: Narrativas Fantásticas do Malleus Maleficarum ou O Martelo das Feiticeiras: Manual Inquisitorial de Caça às Bruxas (ao lado), no qual Paulo seleciona, traduz e apresenta os textos da infame obra medieval de Heinrich Kramer & Jakobb Sprenger publicada em 1487 (século 15).

O livro era mesmo um manual de caças às bruxas, de como identificar e processar as supostas feiticeiras da Idade Média, e certamente a sua difusão fez mal a muitas mulheres (e alguns homens) daquele período.

Traduzindo do inglês e espanhol, o dinâmico Paulo Soriano traz ao público brasileiro alguns trechos desse livro de interesse histórico, às vezes mais adaptados do que meramente traduzidos, que formam narrativas e que ilustram como as pessoas de então compreendiam as ideias da bruxaria e do pacto com o diabo. O livro saiu pela editora baiana Mondrongo (Rua Almirante Barroso, 262, Centro, Itabuna-BA, CEP 45600-283, contato@mondrongo.com.br) em 2019.

 

O livro enviado por João Batista representa a republicação do seu volume de contos As Baleias do Saguenay, publicado originalmente em 1995 pela prestigiosa Editora Rocco (abaixo). O livro trazia 10 histórias de fantasia, ficção científica e mainstream literário. Esta nova edição (ao lado) conserva as mesmas histórias e saiu pela Editora Moinhos (editoramoinhos.com.br / contato@editoramoinhos.com.br) também em 2019.

As Baleias do Saguenay ganhou os prestigiosos concursos literários Prêmio Cidade de Belo Horizonte e Prêmio Paraná na categoria Livro de Contos. Esta segunda edição, com bonita capa e uma diagramação deliada, apresenta um elogioso texto de orelha da Dra. Guiomar de Grammont.

Autor destacado, João Batista Melo é um dos nomes de peso da Segunda Onda da FC Brasileira a fazer a ponte entre a FC e o mainstream.

—Roberto Causo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Endereço para envio de publicações: Rua André Dreifus, 109/163 – bloco 2, São Paulo-SP, CEP 01252-010. Em PDF: rscauso@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *