Publicada na Europa, Shiroma agora é internacional

O conto “Elocução Final”, da série Shiroma, Matadora Ciborgue, está na antologia A Voz dos Mundos, editada por Paulo Soriano & Valentim Fagim e publicada na Galicia pela Através Editora, de Santiago de Compostela.

 

A antologia A Voz dos Mundos, que apresenta uma bonita capa de Xúlio Zé Fernández, traz dez histórias de ficção científica com o tema linguagem. É o número 22 da coleção Através das Letras, da Através Editora. As histórias são de Roberto Causo (“Elocução Final”, parte da série Shiroma, Matadora Ciborgue), Ramón Caride (Galicia), Paulo Soriano (Brasil), Miguel Santos Vieira (Portugal), Tânia Souza (Brasil), Valentim Fagim (Galicia), Séchu Sende (Galicia), Miguel Carqueija (Brasil), Ângelo Brea (Galicia) e Vítor Lindegaard (Portugal).

O editor Paulo Soriano discute a antologia em uma entrevista dada ao Portal Galego da Língua (clique aqui), na qual declara: “Enche-me de satisfação e orgulho participar de um projeto que, aparentemente singelo, tem uma importância cultural transcendente. O galego é a parcela segregada do universo da língua portuguesa. É o ‘pedaço de mim’, é a ‘metade amputada e mim’. Temos aqui uma contradição imensa, jamais vista, creio, em qualquer lugar do mundo e em qualquer momento da sua história: a Galiza pare a língua, amamenta-a, seu rebento cresce, amadurece, enrica-se, espalha-se no mundo todo e depois… repudia-se a mãe… Contribuir para pôr os pontos nos ii, para deixar bem claro que a língua portuguesa tem diversas variedades e que a mais antiga delas é justamente o galego é um sonho que agora se realiza. E de uma forma que convém plenamente aos meus gostos e esforços literários: por via de um livro de ficção científica reunindo ótimos autores de ambos os continentes. E editores, também.”

Soriano observa que na antologia “encontraremos, sim, temas tradicionalmente explorados na ficção científica. O conto de Roberto Causo, por exemplo, tem por protagonista um ciborgue adolescente. Há naves espaciais e alienígenas em diversas das narrativas. Mas o nosso livro louva-se, também, da peculiar abordagem de outros ramos do conhecimento humano, como a Arqueologia, a Paleografia e — naturalmente — a Linguística. Não direi mais, para não subtrair a surpresa ao leitor.”

“Elocução Final” também está no livro Shiroma, Matadora Ciborgue (Devir Brasil, 2015), mas foi escrito originalmente para a antologia de Soriano & Fagim. Acabou sendo um conto central para o arco narrativo que dá forma ao primeiro livro de Shiroma — que desse modo chega pela primeira vez à Europa.

 

A antologia "A Voz dos Mundos"

A antologia A Voz dos Mundos

 

  2 comentários para  “Publicada na Europa, Shiroma agora é internacional

  1. 4 de novembro de 2016 a 00:27

    Roberto,
    Foi um imenso prazer, para mim e Fagim, e para todos os colaboradores da Através, contar com um autor de seu quilate e de sua importância em nossa antologia.
    Agradecemos muitíssimo por ter nos honrado com o seu talento e com a sua gentileza.

  2. 4 de novembro de 2016 a 00:36

    Quem agradece sou eu, pois fiquei muito feliz em estar na antologia. A publicação deu outro status à personagem, e certamente enriqueceu o meu currículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *