“Shiroma: Phoenix Terra”, Finalista do Prêmio Argos 2021

Shiroma: Phoenix Terra

Finalista do Prêmio Argos 2021

 

Arte de capa de Carlos Rocha.

 

A noveleta Shiroma: Phoenix Terra (Editora Malean Studio, 2020), de Roberto Causo, foi um dos textos finalistas da categoria conto do Prêmio Argos de Literatura Fantástica 2021, promovido pelo Clube de Leitores de Ficção Científica.

O Argos é o mais antigo prêmio voltado para o campo da ficção especulativa no Brasil, assim como o CLFC é a nossa mais antiga associação de fãs de ficção científica. Foi fundado em dezembro de 1985 por R.C. Nascimento, autor de Quem É Quem na Ficção Científica: A Coleção Argonauta (1985), livro que fecha com uma ficha de inscrição no CLFC. No comitê do Argos deste ano, estão o presidente do CLFC, Luiz Felipe Vasques; o administrador da lista do clube, Eduardo Torres; e o escritor Gerson Lodi-Ribeiro, a pessoa com o envolvimento mais duradouro com o prêmio.

Publicado com 2020 como e-book Kindle, Shiroma: Phoenix Terra pertence à série Shiroma, Matadora Ciborgue, e é o livro de estreia da Editora Malean Studio, de Taira Yuji, o responsável pelo book design. Yuji ficou muito feliz com a indicação ao Argos, obtida com o primeiro livro da editora.

Na cerimônia virtual de revelação do resultado, realizada em 5 de dezembro de 2021, no recém-criado canal do Somnium no YouTube, contou com falas de Vasques e Torres. A noveleta concorreu na categoria Melhor Conto e ficou empatada como o texto de Edgar Indalécio Smaniotto, “Um Exoantropólogo em um Mundo Pós-Humano”, publicado na antologia 2021, organizada pelo Ciberpajé (Edgar Franco) e publicada pela Editora Marca de Fantasia. O ganhador da categoria foi o conto “Vovó Nevasca”, de Ana Lúcia Merege, publicado na antologia Simplesmente Más, pelo Selo Nebula de Lu Evans.

Outros ganhadores foram Pantrokrátor, de Ricardo Labuto Gondim (Editora Caligari), na categoria Melhor Romance; e 2021, do Ciberpajé, na categoria Melhor Antologia/Coletânea.

Roberto Causo tem certeza de que o trabalho de book design de Taira Yuji e as ilustrações de Carlos Rocha, na capa, e de Eduardo Brasil e Vagner Vargas no miolo tiveram um papel importante para chamar a atenção para a noveleta, e agradece a esses colaboradores, assim como agradece ao comitê organizador do Argos, e parabeniza os demais colegas finalistas e os ganhadores.

 

Shiroma: Phoenix Terra está à venda na Amazon neste link.

Você também pode ler a história como parte da revista em pdf Universo GalAxis Anual 2019, folheando ou baixando gratuitamente a revista aqui.

 

Navegação de Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.