Page 25 - Universo GalAxis Anual 2019
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cinza, calejados e até com manchas no passado, não
podem ser chamados de anti–heróis — são plenos
heróis. Esta, aliás, é uma marca muito recorrente
nos protagonistas de Causo; com certeza é também
o caso de Tajarê, por exemplo.
É a forma adotada para promover no leitor a
empatia para com os personagens, viabilizando o
final efeito catártico: palpáveis e portanto passíveis
de identificação e reconhecimento, Shiroma e Jonas
Peregrino têm uma trajetória instigante — justa-
mente porque a trajetória é por eles pavimentada, é
em grande medida resultado de suas ações.
Também recorrente na produção do autor, e
particularmente constitutivo do Universo GalAxis
como um todo, é o caráter nacional dos textos, que
se faz aparente já na sua superfície. Sondava a cor
local romântica o perigo de guinar para o pitores-
Do autor de Anjo de Dor e A Corrida do Rinoceronte Após a publicação de Anjo de Dor —
co, na representação estereotipada de traços re-
“Mistério de Deus é um livro com Brutais assassinatos em série abalam uma pequena cidade. Os mata- romance finalista do Projeto Nascente,
personalidade: apesar de trazer o con- dores fogem com os cadáveres num veloz carro preto. As vítimas são da Universidade de São Paulo, que lhe
luio de forças incompreendidas pela rendeu comparação com Stephen King
gionais, mas a ficção científica de Causo coloca o
maioria dos humanos e de apresentar indigentes, prostitutas, pequenos criminosos. Mortes que não mobi- —, Roberto Causo retorna ao gênero
a eterna luta entre o bem e o mal, não lizam as autoridades. Mas três jovens aliam-se a Alexandre Agnelli, do horror com Mistério de Deus, uma
sucumbe ao clichê dogmático no qual sobrevivente de um dos ataques, e passam a agir contra os assassinos. exploração épica do encontro da vio-
tópico em outra perspectiva. No Universo GalAxis,
muitas histórias perdem o brilho... Um lência urbana brasileira com o terror
calhamaço de páginas que passam Criam suas próprias soluções de velocidade e poder de fogo para sobrenatural.
a cor local se vê projetada e/ou extrapolada no fu-
num piscar de olhos, inundando nos- enfrentá-los. Mas não sabem que a pista expressa em que estão
sos sentidos com ronco de motores, conduz a uma ameaça sobrenatural, maior e mais misteriosa do que Ambientado em 1991, momento do
cheiro de borracha queimada, a fricção país marcado por crise econômica e dis-
turo, convocando a um exercício de pensar sobre o
de corpos entrelaçados e o medo de poderiam imaginar. cussões do impeachment do Presidente
ser a próxima vítima.” da República, com denúncias de corrup-
—Eduardo Kasse, autor da série Tem- ção em larga escala no executivo e de
Brasil e seus tão múltiplos traços distintivos quando
pos de Sangue violência descontrolada nas grandes ci-
dades, Mistério de Deus mergulha nessa
deslocados em situações e tempos outros. Um dos MIS estranha circularidade para ecoar as do-
“Em Mistério de Deus, Roberto Causo utiliza um cenário tipicamente res do presente de um país assombrado
pelas mazelas do atraso social.
brasileiro com suas mazelas, criminosos e heróis anônimos, para
mais significativos exemplos, até agora, aparece no
Um dos mais experientes autores bra- contar de forma vívida uma história de arrepiar a espinha de qualquer Em uma pequena cidade, pistoleiros
sileiros de ficção especulativa (horror, fã de terror moderno. Leia com todas as luzes acesas!” I motorizados fazem vítimas entre pe-
romance Glória Sombria: A Primeira Missão do Ma-
fantasia e ficção científica), Roberto —Giulia Moon, autora de Kaori: Perfume de Vampira quenos criminosos, indigentes, prosti-
Causo é um vencedor do Projeto Nas- tutas... Os assassinos vêm em um carro
tador (2013), nas espaçonaves de guerra pintadas
cente, do Festival Universitário de Lite- preto, matam impunemente e levam
ratura e do Prêmio Jerônimo Monteiro. ROBERTO DE SOUSA CAUSO os corpos com eles. Como no Brasil de
Seus contos, mais de oitenta, apare- hoje, as autoridades não se empenham
como animais brasileiros.
ceram em onze países – incluindo Ar- na resolução dos crimes, como se essas
gentina, França, Portugal e Cuba. Entre TERIO DE DEUS vidas não tivessem importância.
seus romances estão os elogiados A “Causo não é competente apenas na criação de admiráveis sonhos
Os brasileiros protagonizam as histórias do
Corrida do Rinoceronte e Glória Som- futuros. Seu talento é inegável também na confecção de potentes
bria. Causo cresceu em Sumaré, a cida- Mas um grupo de jovens, eles mesmos
de em que Mistério de Deus se passa, pesadelos metafísicos. Os assombrosos romances Anjo de Dor e sentindo-se à margem, unem-se e bus-
futuro, mas Causo ainda encaixa no Universo
e vive atualmente em São Paulo com Mistério de Deus, ambos sobre a relação imprecisa que há entre o cam os meios para enfrentar os mata-
esposa e filho. bem e o mal, comprovam que o suspense e o horror são ferramentas dores — incluindo armas de fogo e um
GalAxis uma significativa nota acerca da própria carro que precisa ser tão veloz quanto
que o ficcionista brasuca domina tão bem quanto o maravilhoso
o dos pistoleiros. O lutador e ex-presi-
e o tecnológico da ficção científica.” diário Alexandre Agnelli, a relutante vi-
ficção científica brasileira. Várias das narrativas dente Soraia Batista, o leão-de-chácara
—Nelson de Oliveira, autor de Subsolo Infinito e Distrito Federal
e corredor de rua João Serra, e o jovem
policial militar Josué Machado recu-
que fazem parte do primeiro volume de histórias sam-se a ficar no lugar em que a socie-
dade exigem que fiquem. Mas não sa-
bem que a linha de chegada da corrida
de Shiroma possuem dedicatórias a autores de de morte em que se meteram reserva
o confronto com uma ameaça vinda de
ficção científica — um aceno à tradição pregres- DEV333120 uma dimensão além do imaginável.
sa com a qual está sendo construído um produtivo ROBERTO DE SOUSA CAUSO Uma criatura sobrenatural que escravi-
za almas e exige um quota de sacrifícios
Arte da capa: Vagner Vargas humanos, para então estender o seu
Design da capa: Tino Chagas poder entre os vivos...
diálogo. Bastante curioso é ver, lado a lado com no-
mes como Philip K. Dick, vários brasileiros ligados
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ao gênero, como Fausto Cunha, Rubens Teixeira
Scavone e Vagner Vargas. Aceitemos a sugestão de
Causo: que sejamos protagonistas de nossa pró-
pria ficção científica, dentro dos termos que nós
mesmos desejarmos.
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