Page 26 - Universo GalAxis Anual 2019
P. 26

ARTIGO











                     O MUNDO VISUAL DE GalAxis




                     Roberto Causo discorre sobre o lado visual do Universo GalAxis e os seus artistas.




                        O desenvolvimento do Universo GalAxis tem
                ROBERTO CAUSO  a preocupação de produzir imagens e conceitos   pudessem aparecer nesse universo expandido, e
                                                               até serem incluídos nos livros. Com a posterior
                                                               formação da sociedade, Yuji também remodelou o
                     visuais que enriqueçam a experiência do leitor e
                                                               logo do universo, criado originalmente por Vagner.
                     contribuam para a iconografia da ficção cientí-
                                                               O  diagramador  desta  revista,  ele  tem  um  gênio
                     fica no Brasil.
                                                               para a criação de logotipos, que queremos ver
                        No  início,  coube  à  arte  de  Vagner  Vargas,  às
                     vezes apoiado por alguns dos meus sketches e es-
                     tudos, criar os selos que diferenciam as séries As
                                                               nos próximos anos. O que esse tipo de imagem
                                                               traz é a sugestão de um univer-
                     Lições do Matador e Shiroma, Matadora Ciborgue   colocado em uso prolífico no âmbito do GalAxis,
                              (ao lado), e também o design das na-  so mais amplo de relações ins-
                              ves que aparecem nos seus primeiros   titucionais e culturais, tornando
                              momentos. Sem dúvida, o mundo visual   GalAxis um universo mais rico e
                              de GalAxis cresceu especialmente com   denso. Algumas delas estão na
                              as maravilhosas artes que Vagner fez   página 29.
                              para as capas dos livros Glória Som-  Um aspecto interessante da
                              bria: A Primeira Missão do Matador,   composição visual do  GalAxis,
                              Shiroma, Matadora Ciborgue e Mestre   foi a dupla ocorrência de artis-
                              das Marés.                       tas apresentando–se esponta-
                                As pinturas digitais criadas por ele   neamente para criar as próprias
                              para os livros têm a qualidade “épica”   visualizações do universo.
                              da arte de ficção científica, e são di-  O primeiro deles foi  Sylvio
                              nâmicas mas equilibrando certa sere-  Monteiro Deutsch, um expe-
                              nidade muito própria desse artista. O   riente tradutor de ficção cien-
      Foto: Eugênio Frediani  emprego de cor, brilho e iluminação remetem dis-  tífica e membro da mais distinta
                     cretamente à arte de videogames — uma identifi-  “dinastia” da FC no Brasil, iniciada com o pioneiro
                     cação que vai ser útil se nossos planos de entrar   escritor Jeronymo Monteiro (1908–1970) — autor
                     nessa área com o Universo GalAxis frutificarem.   de obras maiúsculas como 3 Meses no Século 81
                     Vagner também é responsável pelo design do site   (1947) e Fuga para Parte Alguma (1961) —, e con-
                     GalAxis: Conflito e Intriga no Século 25, que fun-  tinuada com sua filha, a tradutora, autora e edi-
                     ciona como principal janela para o “universo ex-  tora Therezinha Monteiro Deutsch, mãe de Sylvio.
                     pandido” de GalAxis — inclusive abrigando outras   Também artista digital, Sylvio Deutsch nos enviou
                     contribuições visuais.                    em março de 2015 a arte “Going to Space” (página
                        Nessa mesma época, indo aproximadamente   30), inspirada nas situações de Glória Sombria e
                     de 2012 a 2017, pedi ao designer Taira Yuji, cria-  que captura, com uma composição forte, o espíri-
                     dor do Desire  Studios e agora parte da Socieda-  to da aventura humana penetrando as dimensões
                               ®
                     de GalAxis, que fizesse insígnias e logotipos que   avassaladoras do espaço.



     26
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31