Page 81 - Universo GalAxis Anual 2019
P. 81

conhece e meio que satiriza esse fato. Ela apareceu   mente negativo. Já foi definido, inclusive, como liberal
                 pela primeira vez em “A Alma de um Mundo” como   em termos econômicos mas progressista em termos
                 força mercenária enviada para capturar um povo de   de direitos individuais.  A sua ênfase no direito à
                                                                          44
                 refugiados alienígenas e entregá–los ao bloco políti-  propriedade,  que pode  justificar abusos contra o
                 co da Aliança Transatlântico–Pacífico, junto no qual,   meio ambiente, a memória histórica ou os direitos
                 muito provavelmente, serão submetidos a tortura e   dos trabalhadores, é equilibrada pelo “libertarianismo
                 a experimentos científicos. Recorrendo aos escritos   de esquerda”, que entende que esse direito deve ser
                 de um dissidente, Peregrino entende que “a utopia   relativizado em prol da coletividade.
                 libertária era rural, familiar e isolacionista”. Quando   É um risco raramente registrado, escrever dentro
                 sua interlocutora pergunta por que colocar “todas as   de um espaço ficcional colonizado por uma determi-
                 suas fichas numa casta militar”, ele responde: “Pela   nada ideologia ou tendência política. Ainda mais uma
                 ilusão do excepcionalismo [...]. Pela ideia de que a au-  tão característica de outro país — e um país que do-
                 sência do estado ou de um governo estrito, e de que   mina a produção mundial de ficção científica. Daí, in-
                 um mercado livre auto–organizado leva a uma so-  clusive, a new space opera britânica oferecer abor-
                 ciedade e a um indivíduo superior aos outros. [...] Os   dagens diferentes, em geral buscando perspectivas
                 Minutemen, super–homens por direito próprio, são o   socialistas. Do lado da FC brasileira, vale lembrar o
                 ápice desta visão.”                      fio de anarquismo  clássico que encontramos em
                              41
                   Já na série Shiroma, Matadora Ciborgue, a heroí-  obras tão distintas como Zanzalá (1936), de Afonso
                 na realiza o assassinato, durante um exercício militar,   Schmidt; Piscina Livre (1980) e Amorquia (1991), de
                 de um oficial Minutemen acusado de cometer atro-  André Carneiro; A Casca da Serpente (1989), de José
                 cidades contra civis, mas fora do alcance da justiça.   J. Veiga; Não Somos Humanos (2005), de Domingos
                 Em Mestre das Marés (2018), o segundo romance da   Pellegrini; e Labirinto Digital (2005), de Mario Kuper-
                 série, a personagem Beatrice Stahr é uma ex–Minu-  man. Uma primeira necessidade, de qualquer modo,
                 tewoman que conta a Jonas Peregrino algumas das   é reconhecer a existência desse espaço colonizado,
                 circunstâncias sociais da casta, que incluem casa-  e em seguida problematizá–lo de algum modo, na
                 mentos arranjados entre casas familiares.  própria literatura.
                   Contudo, em vários momentos Peregrino ex-  Além disso, o Brasil e o mundo estão mudando
                 pressa alguma simpatia por uma parte da visão de   rapidamente na direção do liberalismo econômico
                 mundo libertariana — aquela que valoriza o posicio-  e do seu fundo darwinista social — sem mencionar
                 namento do indivíduo perante o poder, rejeitando a   do fascismo velado ou descarado da “nova direita”.
                 coerção e valorizando intenção, diálogo e disposi-  Basta recordar as ocorrências, nas recentes mani-
                 ção de cumprir os contratos sociais. Segundo David   festações que ganharam as ruas brasileiras durante
                 Boaz em Libertarianism: A Primer (1997), na “visão   o governo de Dilma Rousseff, do slogan “Quem É John
                 libertariana, todos os relacionamentos humanos   Galt?” — expressão idiomática que remete ao herói
                 deveriam  ser  voluntários”.   De  modo  semelhante,   ubíquo de A Revolta de Atlas, um homem que se in-
                                    42
                 o influente pensador americano do século XIX Ralph   surge contra a sociedade coletivista futura em que
                 Waldo Emerson, muitas vezes reivindicado pelo li-  vive e, como filósofo, celebra em seu pensamento e
                 bertarianismo como um ilustre representante dessa   atitude o egoísmo racional do indivíduo.
                 corrente,  definiu um individualismo quase zen que   Recentemente,  o Prof. José Eduardo Farias, da
                                                                       45
                       43
                 resiste a consensos coletivos quando eles repre-  Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo,
                 sentam ignorância, opressão e injustiça: “É fácil no   declarou que o atual governo, “hostil à constituição”,
                 mundo viver pela opinião do mundo; é fácil na solidão   encaminha as coisas no Brasil para o darwinismo
                 viver por si mesmo; mas o grande homem é aquele   social, com uma atitude menos liberal e mais liberta-
                 que, no meio da multidão, mantém com perfeita do-  riana, como ocorre nos Estados Unidos.
                 çura a independência da solidão.” Ênfase em doçura...  Abordar, com uma visão clara, tais sistemas de
                   Enfim, o libertarianismo como pensamento polí-  pensamento pode nos ajudar a compreender melhor
                 tico e econômico não é monolítico nem intrinseca-  essas mudanças, e a nos posicionarmos diante delas.



                                                                                                              81
   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86