Page 81 - Universo GalAxis Anual 2019
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conhece e meio que satiriza esse fato. Ela apareceu mente negativo. Já foi definido, inclusive, como liberal
pela primeira vez em “A Alma de um Mundo” como em termos econômicos mas progressista em termos
força mercenária enviada para capturar um povo de de direitos individuais. A sua ênfase no direito à
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refugiados alienígenas e entregá–los ao bloco políti- propriedade, que pode justificar abusos contra o
co da Aliança Transatlântico–Pacífico, junto no qual, meio ambiente, a memória histórica ou os direitos
muito provavelmente, serão submetidos a tortura e dos trabalhadores, é equilibrada pelo “libertarianismo
a experimentos científicos. Recorrendo aos escritos de esquerda”, que entende que esse direito deve ser
de um dissidente, Peregrino entende que “a utopia relativizado em prol da coletividade.
libertária era rural, familiar e isolacionista”. Quando É um risco raramente registrado, escrever dentro
sua interlocutora pergunta por que colocar “todas as de um espaço ficcional colonizado por uma determi-
suas fichas numa casta militar”, ele responde: “Pela nada ideologia ou tendência política. Ainda mais uma
ilusão do excepcionalismo [...]. Pela ideia de que a au- tão característica de outro país — e um país que do-
sência do estado ou de um governo estrito, e de que mina a produção mundial de ficção científica. Daí, in-
um mercado livre auto–organizado leva a uma so- clusive, a new space opera britânica oferecer abor-
ciedade e a um indivíduo superior aos outros. [...] Os dagens diferentes, em geral buscando perspectivas
Minutemen, super–homens por direito próprio, são o socialistas. Do lado da FC brasileira, vale lembrar o
ápice desta visão.” fio de anarquismo clássico que encontramos em
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Já na série Shiroma, Matadora Ciborgue, a heroí- obras tão distintas como Zanzalá (1936), de Afonso
na realiza o assassinato, durante um exercício militar, Schmidt; Piscina Livre (1980) e Amorquia (1991), de
de um oficial Minutemen acusado de cometer atro- André Carneiro; A Casca da Serpente (1989), de José
cidades contra civis, mas fora do alcance da justiça. J. Veiga; Não Somos Humanos (2005), de Domingos
Em Mestre das Marés (2018), o segundo romance da Pellegrini; e Labirinto Digital (2005), de Mario Kuper-
série, a personagem Beatrice Stahr é uma ex–Minu- man. Uma primeira necessidade, de qualquer modo,
tewoman que conta a Jonas Peregrino algumas das é reconhecer a existência desse espaço colonizado,
circunstâncias sociais da casta, que incluem casa- e em seguida problematizá–lo de algum modo, na
mentos arranjados entre casas familiares. própria literatura.
Contudo, em vários momentos Peregrino ex- Além disso, o Brasil e o mundo estão mudando
pressa alguma simpatia por uma parte da visão de rapidamente na direção do liberalismo econômico
mundo libertariana — aquela que valoriza o posicio- e do seu fundo darwinista social — sem mencionar
namento do indivíduo perante o poder, rejeitando a do fascismo velado ou descarado da “nova direita”.
coerção e valorizando intenção, diálogo e disposi- Basta recordar as ocorrências, nas recentes mani-
ção de cumprir os contratos sociais. Segundo David festações que ganharam as ruas brasileiras durante
Boaz em Libertarianism: A Primer (1997), na “visão o governo de Dilma Rousseff, do slogan “Quem É John
libertariana, todos os relacionamentos humanos Galt?” — expressão idiomática que remete ao herói
deveriam ser voluntários”. De modo semelhante, ubíquo de A Revolta de Atlas, um homem que se in-
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o influente pensador americano do século XIX Ralph surge contra a sociedade coletivista futura em que
Waldo Emerson, muitas vezes reivindicado pelo li- vive e, como filósofo, celebra em seu pensamento e
bertarianismo como um ilustre representante dessa atitude o egoísmo racional do indivíduo.
corrente, definiu um individualismo quase zen que Recentemente, o Prof. José Eduardo Farias, da
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resiste a consensos coletivos quando eles repre- Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo,
sentam ignorância, opressão e injustiça: “É fácil no declarou que o atual governo, “hostil à constituição”,
mundo viver pela opinião do mundo; é fácil na solidão encaminha as coisas no Brasil para o darwinismo
viver por si mesmo; mas o grande homem é aquele social, com uma atitude menos liberal e mais liberta-
que, no meio da multidão, mantém com perfeita do- riana, como ocorre nos Estados Unidos.
çura a independência da solidão.” Ênfase em doçura... Abordar, com uma visão clara, tais sistemas de
Enfim, o libertarianismo como pensamento polí- pensamento pode nos ajudar a compreender melhor
tico e econômico não é monolítico nem intrinseca- essas mudanças, e a nos posicionarmos diante delas.
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