Roberto Causo no Portal Galego da Língua

O escritor, tradutor e editor baiano Paulo Soriano estreou em 2 de abril a coluna “Grotesco & Arabesco: Universo Fantástico”, no site PGL-Gal, o Portal Galego da Língua.  A coluna é dedicada a fazer a ponte entre as culturas literárias da Galícia e do Brasil.

 

Em 15 de abril de 2019, Soriano publicou em sua coluna “O Laboratório do Dr. Frankenstein”, conto de fantasia contemporânea escrito por Roberto Causo e publicado originalmente no Terra Magazine em dezembro de 2007. Esta foi apenas a segunda publicação do conto.

 

Na postagem, Soriano apresentou Causo como “um dos principais expoentes da moderna ficção fantástica brasileira”, e destacou sua publicação recente na “antologia de ficção científica A Voz dos Mundos, publicada pela [casa editorial galega] Através Editora, com o conto ‘Elocução Final'” — que parte da série Shiroma, Matadora Ciborgue. Soriano organizou a antologia, juntamente com o escritor galego Valentim Fagim. No Brasil, Paulo Soriano é o curador do site Contos de Terror.

 

Soriano também destacou que “Causo completa 30 anos de carreira: a sua primeira história, o conto ‘A Última Chance’, apareceu na revista francesa Antarés-Science Fiction et Fantastique sans Frontièresem 1989″.

 

“O Laboratório do Dr. Frankenstein”, ainda segundo a dinâmica figura literária baiana, é um “conto natalino em que um homem arruinado tem um surpreendente encontro com o seu monstro interior”. A história se passa na cidade de Sumaré, no Interior de São Paulo — a mesma ambientação dos romances Anjo de Dor (2009) e Mistério de Deus (2017), de Causo.

 

Arte de capa de Vagner Vargas.

A postagem completa, na coluna “Grotesco & Arabesco: Universo Fantástico” está aqui.

Navegação de Post

  2 comentários para  “Roberto Causo no Portal Galego da Língua

  1. 19 de abril de 2019 a 16:59

    Muito obrigado, Roberto!
    Que continuemos esta mútua cooperação, que sempre (e graças a Deus) nos rendeu bons frutos.

    • 26 de abril de 2019 a 14:29

      Eu pretendo, Paulo! Inclusive, sou seu devedor. Parabéns e boa sorte com o seu espaço no Portal Galego da Língua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *